Pintura Industrial

A pintura industrial é aquela cuja finalidade principal é a proteção anticorrosiva e são realizadas pela interposição de uma película de tinta capaz de formar uma película sólida após a secagem ou cura, com espessuras inferiores a 1 mm. Normalmente são utilizadas em instalações industriais e portuárias, embarcações e estruturas metálicas diversas e atuam como barreira entre o meio corrosivo e o substrato metálico que se quer proteger.

No que diz respeito a desempenho e custo, a pintura é o método de controle de corrosão praticamente absoluto para estruturas aéreas, mas com ótimo resultados em estruturas submersas e enterradas. Além da proteção contra a corrosão ela possui outras finalidades como estética, auxílio na segurança industrial, impermeabilização, diminuição da rugosidade, identificação de fluídos em tubulações ou reservatórios, redução de aderência de vida marinha no casco das embarcações e bóias, permitir maior ou menos absorção de calor e identificação promocional.Limpeza da superfície

A limpeza da superfície é uma fase de grande importância porque as tintas sempre exigem, em maior ou menor grau, uma preparação da superfície, para que haja um perfeito contato entre a tinta de fundo e a superfície que está sendo protegida.

Além disso, a preparação da superfície objetiva criar um perfil de rugosidade, capaz de facilitar a adesão mecânica da tinta.

O desempenho de um revestimento anticorrosivo está diretamente ligado a escolha adequada do tipo de tinta e do adequado preparo de superfície. Uma superfície limpa, seca, isenta de contaminantes e ferrugem é uma base perfeita para a boa performance de um sistema de pintura.

Pré-limpeza

Antes de preparar a superfície por um dos métodos a seguir, é essencial a remoção de todo óleo, graxa e contaminantes em geral, através de limpeza com solventes, detergentes, emulsões, vapor, etc. Esse processo não remove ferrugem nem escamas.

Limpeza manual- Padrão St 2

É feita através de raspagem, lixamento ou escovamento manual de forma cuidadosa, para remoção de toda carepa de laminação solta, oxidação, respingos de solda e outras impurezas.

Limpeza Manual- Padrão St 3

Mais minuciosa que o padrão anterior também é realizado através de raspagem, lixamento ou escovamento manual ou mecânico de forma cuidadosa. Após a limpeza e escovamento, a superfície apresentará intenso brilho metálico, porém com riscos.

Jateamento Ligeiro ( Brush-Off) – Padrão Sa 1

O jato é aplicado rapidamente e remove a carepa de laminação solta e outras impurezas.

Jateamento Comercial – Padrão Sa 2

Jateamento cuidadoso a fim de remover praticamente toda a laminação, óxidos e partículas estranhas. Após o tratamento a superfície deve apresentar uma coloração acinzentada.

Jateamento ao metal quase branco –Padrão Sa 2 ½

Elimina-se toda carepa de laminação, óxidos e outras partículas estranhas de modo que a superfície fique totalmente livre de resíduos visíveis. Após a limpeza, a superfície deverá apresentar cor cinza.

Jateamento ao metal branco – Padrão Sa 3

Elimina-se toda carepa de laminação, óxidos e outras partículas estranhas de modo que a superfície fique totalmente livre de resíduos visíveis. Após a limpeza, a superfície deverá apresentar cor cinza clara e uniforme.

Esquemas de pintura

As tintas de manutenção são formuladas para permitirem que as estruturas e equipamentos permaneçam por grandes períodos sem corrosão, e periodicamente sofram uma manutenção, que pode ser desde um simples retoque até substituição de toda tinta velha por outra nova.

As pinturas podem ter um desempenho que, em condições favoráveis, chega a uma vida útil de 5 anos ou mais. Em condições adversas, a mesma pintura poderia durar cerca de 1 ou 2 anos. Tudo vai depender do meio ambiente e do esquema de pintura empregado.

Em um esquema de Pintura as Tintas podem ser classificadas em:

a) Tinta de fundo: Responsáveis pela adesão do esquema ao substrato, podem ou não conter pigmentos inibidores de corrosão.

b) Tintas Intermediárias: Oferecem espessura ao sistema. São produtos mais baratos comparados com a tinta de fundo e auxiliam na proteção e são conhecidas como TIE COAT.

c) Tintas de Acabamento: São responsáveis por proteger o sistema contra o meio ambiente e dar a cor desejada.

 Métodos de aplicação

Trincha (pincel de formato chato): É o mais elementar dos métodos de pintura, por ser uma ferramenta simples e, consequentemente de baixo custo, além de não requerer grande capacitação do aplicador. É o método mais indicado para aplicação da primeira de mão de tinta em cordões de solda, reentrâncias, cantos vivos e demais acidentes, onde outros métodos de aplicação poderiam deixar falhas, devido à dificuldade de penetração ou à cavidade e às demais regiões de difícil acesso.

Rolo: É um método de aplicação que viabiliza a obtenção de elevadas espessuras por demão, mediante passes sucessíveis, conferindo-se a medida de filme úmido obtido conforme especificado, além de alcançar maior produtividade que a trincha. O método de aplicação a rolo é particularmente aplicável à pintura de grandes áreas planas ou com grande raio de curvatura, na presença de ventos, onde a aplicação à pistola a elevadas perdas de tinta. O mesmo se aplica as tubulações de variados diâmetros.

Pistola Convencional: Na pistola convencional, ou pistola a ar, a tinta depositada no recipiente é expulsa em direção ao bico da pistola pela ação da pressão do ar. É um método de aplicação de tinta muito utilizado em pintura industrial, não só na pintura de campo como na de oficina, apresenta grande produtividade, tem como característica a obtenção de espessura de película quase que constante ao longo de toda a superfície pintada. O método de aplicação por pistola convencional apresenta como limitação o fato de levar à excessivas perdas de tinta durante a aplicação, da ordem de 30 %, e os riscos de segurança, observados quando a aplicação é feita em ambientes fechados, são significativos, devido ao excessivo acúmulo de solventes.

Pistola Airless: Ao contrário da pistola convencional, que utiliza o ar para atomização da tinta, a pintura sem ar utiliza uma bomba, acionada pneumaticamente, para pressurizar à tinta, e a energia com que a mesma chega ao bico da pistola provoca sua pulverização.

A alimentação da pistola é feita com bombas hidráulicas e a atomização das tintas é produzida pela passagem da tinta sob alta pressão através de um orifício de diâmetro muito pequeno. Além de ser um método que permite a aplicação de películas de tintas com propriedades uniformes em termos de espessura e baixa incidência de falhas, é de elevada produtividade e tem perdas de tinta na aplicação bastante reduzidas, da ordem de 15%.

ENPEX tem uma equipe especializada, com inspetores de pintura e profissionais qualificados para aplicar a pintura industrial protegendo suas estruturas contra a corrosão.

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